segunda-feira, setembro 19, 2005

PIAM, CJD e União Européia realizam workshop preparatório para Cúpula de Viena 2006

Com o apoio da União Européia, o Programa de Estudos Interamericanos (PIAM) e a Corporación Justícia y Democracia (CJD) realizaram o workshop "Coesión Social en Brasil: Recomendaciónes para la Cumbre de Viena 2006".

Coordenada pelo Prof. Silverio Zebral (CEAs/UCAM e BNDES) e pelo Prof. Jorge Maldonado (CJD, Chile), a atividade ocorreu no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e reuniu um grupo de 25 lideranças empresariais brasileiras envolvidas com o tema do desenvolvimento econômico e da responsabilidade social.

O workshop teve por objetivo colher as impressões e recomendações do setor empresarial brasileiro com relação as estratégias de fortalecimento da coesão social no Brasil e da viabilidade da adoção do modelo de Economia Social de Mercado (ESM).

Os empresários também responderam à pesquisa financiada pela União Européia (UE) sobre Coesão Social na América Latina, que subsidiará o desenvolvimento de um índice que permitirá comparar a situação dos diversos países do sistema interamericano com relação ao tema enfocado.


Durante o almoço, os participantes assitiram a uma apresentação sobre o Centro Internacional de Responsabilidade Social e Ética Empresarial (CIEE-RS), capitaneado pelo ex-embaixador do Chile no Brasil, Dr. Carlos Eduardo Mena. O CIRS-EE é uma iniciativa conjunta da CJD, UCAM e ACRJ que tem por objetivo prestar assessoria às empresas brasileiras no preparação de códigos de ética empresarial que atendam os requerimentos da futuras normas ISO sobre o tema.