sábado, setembro 10, 2005

Cordenador do PIAM oferece conferência na Universidade de Miami

O coordenador acadêmico do PIAM, Prof. Silverio Zebral fez palestra para alunos da University of Miami sobre o tema o tema "Neopopulism in Latin-America: the cases of Cuban and Bolivarian Revolutions".
O Prof. Zebral destacou a atualidade do tema, assinalando que os desafios à democracia liberal no continente latino-americano não mais de resumem ao resurgimento do autoritarismo de outrora, mas, especialmente, do surgimento de um populismo distinto. "Um (neo)populismo baseado na exploração da esperança dos pobres com fins de legitimação política direta, ao arrepio da instituições e das limitações constitucionais", disse Zebral.
O coordenador do PIAM destacou ainda que o caso venezuelano mostra como a democracia formal - entendida como o poder da maioria expresso através do voto popular - por servir à governos com propósitos espúrios quando não se apresenta antecedida pelo primado da Lei e pelo respeito ao Estado de Direito, em especial no que tange aos direitos das minorias sociais e políticas.
Por fim, o professor chamou atenção dos presentes para o último regime totalitário ainda presente neste novo século, instalado em Cuba. Zebral apresentou aos presentes os mecanismos de controle político- social e de limitação das liberdades civis aos quais o regime autoritário de Fidel Castro recorre para manter reprimida a dissidência presente dentro da própria ilha.