sexta-feira, outubro 07, 2005

PIAM celebra convênio de cooperação técnica com Georgetown University e OEA

O Centro de Estudos das Américas (CEAs) celebrou convênio de cooperação com o Centro de Estudos Latino-Americanos da Georgetown University (CLAS/GU) e com o Departamento de Assuntos Políticos e Democracia da Organização dos Estados Americanos (DDPA/OEA) para auditoria, atualização e expansão da seção brasileira do Political Database of Americas (PDBA), base de dados políticos e eleitorais sobre os 34 países membros da OEA, disponível na internet através do link www.georgetown.edu/pdba.

O Banco de Dados Políticos das Américas (PDBA) é a maior e mais importante fonte primária de informações sobre sistemas político-eleitorais dos países constituíntes do sistema interamericano. Entre as bases de dados disponívies no PDBA destacam-se: indicadores dos sistema eleitorias, estudos constitucionais comparados, legislação eleitorial, Índices de governabilidade democrática e uma sessão especial, contendo informações específicas sobre cada um dos processos eleitorais em curso na América Latina. O PDBA permite a realização de consultas em inglês, espanhol, francês e português.

O Prof. Silveiro Zebral coordenará a equipe técnica que ficará responsável pelo desenvolvimento da seção brasileira, composta pelo cientista políico Prof. Antonio Pedro Ramos, coordenador executivo do Grupo de Análise em Governabilidade Democrática (GADEM) e pelo especialista em relações internacionais, Henrique Fagundes.