domingo, maio 01, 2005

Coordenador do PIAM faz palestra na Loyola University em New Orleans


Durante a passagem da missão técnica de parlamentares brasileiros pelos EUA, o coordenador do Programa de Estudos Interamericanos do CEAs/UCAM, Prof. Silverio Zebral, participou da mesa redonda "FTAA: the role of U.S and Brazil in shaping Americas", realizada pelo Loyola Business College, na cidade de Nova Orleans, Lousianna.
Os estudantes da Loyola University puderam discutir este tema sensível com os parlamentareis brasileiros presentes e com o Prof. Zebral, coordenador técnico da missão. As dicussões giraram em torno da posição do governo brasileiro em relação a ALCA - entendida pelos estudantes como contrária ao processo de integração - e acerca das elevadas tarifas alfandegárias brasileiras no comércio bilaterial.
O Prof. Silverio Zebral lembrou aos estudantes as diferenças entre posições de governo e de Estado: "Não tomem como posição da sociedade brasileira - nem mesmo do Estado brasileiro - a falta de disposição negocial de um governo. Na democracia, os governos são transitórios e estamos diante de uma matéria de Estado".
Quanto ao elevado nível das barreiras tarifárias, Zebral reconheceu que avanços do lado brasileiro são necessários, mas que o protecionismo dos EUA nos chamados setores sensíveis é ainda maior.
Após a mesa redonda, o grupo foi recebido para uma almoço na sede da New Orleans Chamber of Commerce.