sábado, novembro 20, 2004

PIAM, KAS e OEA organizam I Curso Interamericano sobre Fortalecimento de Partidos Políticos

O Programa de Estudos Interamericanos (PIAM), a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e a Organização dos Estados Americanos (FIAPP/OEA) realizaram na semana passada o I Curso Interamericano sobre Fortalecimiento y Desarrollo Institucional de Partidos Políticos, atividade oficial do IV Foro Interamericano de Partidos Políticos da OEA, ocorrido em Brasília.
O curso trouxe a Brasília 43 lideranças político-partidárias latino-americanas (Colômbia, Argentina, Panamá, Costa Rica, Uruguai, Brasil, Bolívia, Peru, Venezuela, Guatemala, Chile, Honduras e Paraguai) das mais diversas vertentes ideológicas democráticas representadas no continente para discutir estratégias de fortalecimento dos partidos políticos na região, intercambiar experiências exitosas, atualizar-se acerca das novas ferramentas de gerência política e reforçar habilidades de negociação, comunicação e liderança democrática para qualificar o exercício da atividade política.
Em conjunto com o Prof. Gustavo Santos (KAS), o Prof. Silverio Zebral coordenou as atividades e ofereceu diversos workshops ao longo do curso, com especial destaque para o taller sobre "Desarrollo de Plan Institucional para Fortalecimiento de Partidos Políticos". Uma vez mais, o Prof. Roberto Izurrieta, Diretor para América Latina da Graduate School of Political Management da George Washington University comandou o taller sobre Estratégia Política.
Entre os demais palestrantes convidados destacaram-se as exposições do Dr. Steve Grinner, Diretor do FIAPP/OEA; o Dep. Ney Lopes, Presidente do Parlamento Latino-Americano, do Dr. Francisco Herrera, consultor do National Democratic Instiute for International Affairs e o Dr. Daniel Hortega, consultor do Programa de Prevenção de Conflitos da OEA.